Avançar para o conteúdo principal

Recomendações para gravação de aulas

O GAE publicou recomendações muito úties para a gravação de aulas síncronas. Está tudo no seu site bem como links para as ferramentas Colibri Zoom e Loom. Da minha experiência e de testemunhos de colegas, posso referir que em termos de estabilidade de ligação e qualidade de som há variações de acordo com a hora das sessões. O volume de tráfego em picos de utilização deve estar a afectar algumas sessões. Se tiverem experiências menos boas, não desistam, tentem combinar horas que não coincidam com as horas de ponta.
Boas aulas!

Comentários

  1. Algumas dicas para o orador/ dinamizador de atividades:
    7 Tips for How to Use Zoom Like a Pro: https://thewirecutter.com/blog/use-zoom-like-a-pro/?fbclid=IwAR2E1RE6DgIrDIc1hlO0C_Mn0W6Kt1c2gPPF96sbRdK5ins5u0IQTwOEyGI

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/
Sala cheia na  Universidade do Minho - Oficial  para interagir e aprender estratégias inovadoras de ensino que funcionam. Mais uma iniciativa do Centro IDEA-Uminho.