Avançar para o conteúdo principal

Boas noticias das operadoras de telemóveis

Algumas operadoras fizeram a oferta de aumento de dados móveis aos clientes mediante subscrição. Isto pode ser muito bom para as nossas actividade lectivas online uma vez que haverá certamente muitos alunos que acedem às ferramentas e sessões online por dados móveis. Isto possibilita-lhes ter acesso aos conteúdos sem encargos adicionais.

Comentários

  1. Agradecemos aos colegas que chamaram a atenção que as operadoras estão a disponibilizar 10Gb extra aos seus clientes. O acesso será imedaito pelo que pode resolver dificuldades de troca de dados a toda a comunidade académica

    ResponderEliminar
  2. Uma questão que não vi abordada na troca de mensagens é a da largura de banda numa sessão síncrona, usando o Collaborate Ultra da Blackboard. Uma ligação de dados 3G, que é a única que se obtém em algumas zonas do país, permite uma ligação razoável a uma sessão Collaborate?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (RESPOSTA do Dr Filipe Rocha, do GAE da UMINHO):
      "Sim, deve no entanto procurar evitar-se o uso de recursos desnecessários, como o uso de vídeo.
      É importante referir que não devemos centrar a aprendizagem na sincronia.
      Podemos testar com o utilizador, através das sessões de apoio presentes no site do GAE"

      Eliminar
    2. Tive 3 alunos que não conseguiram acompanhar a aula devido a dificuldades na rede de casa. Gravei a aula com o Collaborate Ultra e expliquei como poderiam aceder ao conteúdo na BB. Funcionou bem

      Eliminar
    3. Obrigada pela partilha. Também gravei aula com o Collaborate Ultra mas não me parece óbvio o que devo/posso fazer para a disponibilizar aos alunos (sem ser enviando o link). Há alguma forma automática de disponibilizar o vídeo na BB? Obrigada.

      Eliminar
  3. Maria de Lourdes Dionísio19 de março de 2020 às 21:14

    Também gravei as sessões síncronas e dei instruções aos que não conseguem acompanhar sequer o áudio. Tem funcionado muito bem

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss...

A minha experiência online

Foi a primeira vez, como aconteceu à maioria dos docentes; as circunstâncias obrigaram a isso. A leccionar uma unidade curricular nova, a implementar pela primeira vez team-based learning (TBL) e ter que me adaptar às tecnologias para leccionar onlline abalou seriamente a minha confiança para cumprir com o ensino centrado nos estudantes. Neste momento posso dizer que consegui. Para que a transição fosse o mais suave possível, provavelmente o melhor é … não fazer transição. Bom, não é bem assim mas quase. Mantive as horas de contacto nas aulas teóricas com o TBL e nas aulas teórico-práticas até reduzi, apresentando os trabalhos que os estudantes deveriam fazer durante as 3 horas de aula e deixando-os organizarem-se como entendessem com a sua submissão no mural virtual da unidade curricular ( Padlet ). Na parte de exposição de matéria nas aulas teóricas, no Collaborate Ultra da Blackboard, faço a apresentação com partilha de ecrã e com gravação para disponibilizar posteriormente aos es...