Avançar para o conteúdo principal

Interacção "manuscrita" com os alunos II - Zoom & IPad/IPhone

Em muitas aulas, a "interação manuscrita" é essencial na realização de atividade de ensino-aprendizagem (por exemplo, na resolução de exercícios). Para quem usa o Zoom e tem um iPad e/ou iPhone, é muito fácil partilhar o ecrán do iPad/Iphone ao mesmo tempo que se escrevem notas numa app de notas como o Goodnotes ou a app Notas da Apple.

Neste vídeo (clicar aqui) poderão ver um tutorial simples de como partilhar o écran/notas do iPad/iPhone através do Zoom.

Principais passos:

  1.  Ter a app Zoom instalada no iPad (apple app store)
  2. Numa sessão Zoom aberta clicar em "share screen" (quadrado verde com a seta a apontar para cima)
  3. Abre-se uma janela com várias opções, entre as quais partilha do iPhone/iPad. Há duas opções de partilha de iPad/iPhone - por airplay (wi-fi) ou partilha por cabo (liga-se o cabo do iPad ao computador por usb - opção mais fácil). 
  4. A partir deste momento pode-se partilhar o iPad e as suas apps. Escolher uma app de notas, escrever as notas e partilhar conhecimento.

Boas partilhas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/
Sala cheia na  Universidade do Minho - Oficial  para interagir e aprender estratégias inovadoras de ensino que funcionam. Mais uma iniciativa do Centro IDEA-Uminho.