Avançar para o conteúdo principal

Covid-19 e ensino não presencial. Como criar sessões no Blackboard Collaborate Ultra para UCs comuns a vários cursos?

Imagino que por toda a academia haja muitos colegas como eu: ter que preparar aulas e ter que adaptar as aulas para ensino não presencial. Uma das ferramentas que poderemos usar é o Blackboard Collaborate Ultra. Para além da complexidade da ferramenta há muios aspectos técnicos que é presciso conhecer e dominar. Um deles refre-se a UCs ministradas a mais que um curso em que a criação de sessões tem que ser feita dentro de um dos cursos e partilhada com outro curso na Blackboard.

Questionado o GAE/UMinho, recebi a solução e o conhecimento que o GAE tem uma página de FAQs para o e-learning.

Eis a solução: http://www.gae.uminho.pt/popup.aspx?mdl=~/Modules/FAQs/FAQsDetails.ascx&id=148&mid=128&lang=pt-PT

E agora as FAQs: http://www.gae.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=4&tabid=1&lang=pt-PT&pageid=98

Bom trabalho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/
Sala cheia na  Universidade do Minho - Oficial  para interagir e aprender estratégias inovadoras de ensino que funcionam. Mais uma iniciativa do Centro IDEA-Uminho.