Avançar para o conteúdo principal

Avaliação no ensino superior dá mote para conferência e workshop de Carol Evans na UMinho

Especialista europeia em ensino, aprendizagem e avaliação no ensino superior profere conferência e workshop esta quarta-feira, no campus de Gualtar

O Centro IDEA-UMinho recebe esta quarta-feira, dia 20 de novembro, pelas 11h00, a conferência “Equity, agency and transparency in student assessments in higher education” proferida pela professora Carol E. Evans. A conferência terá lugar no auditório B1 do Complexo Pedagógico II (CPII) da UMinho, no campus de Gualtar e na sequência da mesma, entre as 14h00 e as 16h00, realizar-se-á um workshop dinamizado pela professora sobre os princípios de avaliação abordados na conferência. A abertura e moderação do evento estarão a cargo do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, professor Manuel João Costa.

Carol E. Evans lidera o “Higher Education Futures Institute” da Universidade de Birmingham, no Reino Unido e é “Professor of Higher Education” na Escola de Educação da Universidade de Birmingham. É, ainda, a primeira “Chair of Higher Education” na mesma universidade. Tem desenvolvido trabalhos que se focam em explorar as diferenças individuais de aprendizagem para melhorar a qualidade da aprendizagem e práticas de avaliação no ensino superior e noutros contextos de ensino. Um dos seus trabalhos de investigação incidiu no envolvimento de alunos e professores em pedagogias de alto impacto, analisando os seus benefícios para a aprendizagem. O seu projeto de investigação mais recente tem-se centrado no desenvolvimento de modelos e práticas de autorregulação da avaliação, a fim de minimizar o impacto de características pessoais nos resultados académicos dos estudantes.

A professora recebeu um prémio pelo seu trabalho no desenvolvimento das iniciativas de colaboração entre estudantes e docentes do Ensino Superior (CATE) e um prémio de destaque, concedido pelo “Advance HE”, pelo seu trabalho no desenvolvimento de comunidades de feedback e de avaliação participativa.

Esta iniciativa, promovida pelo centro IDEA-UMINHO, surge no âmbito da participação da Universidade do Minho no grupo temático da European University Association” (EUA) sobre “Student Assessment”, cuja reunião deste grupo realizar-se-á em Braga, na Universidade do Minho nos dias 18 e 19 de novembro.

Convida-se, por este meio, a comunidade académica a participar na conferência.

A participação no workshop é aberta ao corpo docente da UMinho (de carreira e convidados) mediante pré-inscrição utilizando o seguinte formulário e limitada ao máximo de 30 participantes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/
Sala cheia na  Universidade do Minho - Oficial  para interagir e aprender estratégias inovadoras de ensino que funcionam. Mais uma iniciativa do Centro IDEA-Uminho.