Avançar para o conteúdo principal

Reservem a data


Conferência “Innovative Pedagogy: New Ways to Teach and Learn” proferida pelo Professor Mike Sharples

A iniciativa decorre quarta-feira, dia 14 de novembro, no Campus de Gualtar, Complexo Pedagógico II

O Centro IDEA-UMinho recebe na quarta-feira, dia 14 de novembro, pelas 13.45h no Anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico II (CPII) da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar em Braga, a conferência  “Innovative Pedagogy: New Ways to Teach and Learn” proferida pelo Professor Mike Sharples, autor do livro Practical Pedagogy: 40 New Ways to Teach and Learn. Na sequência desta conferência, entre as 15:00h e as 16:00h, realizar-se-á um workshop dinamizado pelo Professor Mike Sharples sobre as formas de ensinar no Ensino Superior abordadas na conferência. A moderação fica a cargo de José Alberto Lencastre (Professor do Instituto de Educação) e abertura estará a cargo do Pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Professor Manuel João Costa.

Convida-se, por este meio, a Comunidade Académica a participar na conferência.
A participação no workshop é aberta ao corpo docente da UMinho (de carreira e convidados) mediante pré-inscrição utilizando o seguinte formulário e limitada ao máximo de 30 participantes.

Mike Sharples é Professor Emérito de Tecnologia Educativa no Institute of Educational Technology da Open University e Honorary Visiting Professor no Centro de Inovação no Ensino Superior da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido. A sua investigação envolve o estudo de novas tecnologias e ambientes de aprendizagem numa perspectiva de Human-Centred Design. Criou a Conferência mLearn e foi fundador e presidente da International Association for Mobile Learning. É o responsável científico da FutureLearn Company, a primeira plataforma a permitir que os alunos adquirissem um grau académico numa das principais universidades do Reino Unido a partir de seus tablets e smartphones. Mike Sharples é o responsável académico do projeto nQuire da BBC para o desenvolvimento de uma nova plataforma para a aprendizagem por perguntas em escala (inquiry-led learning at scale). É co-editor dos livros Routledge Advances in the Learning Sciences. Fundou os cadernos Innovating Pedagogy e é autor de mais de 300 artigos científicos nas áreas da Tecnologia Educativa, Ciências da Educação, Human-Centred Design of personal technologies, Inteligência Artificial e Ciência Cognitiva.

O livro Practical Pedagogy: 40 New Ways to Teach and Learn surge no seguimento de uma recolha anual atenta e sistemática de novas ideias para ensinar e aprender, materializadas no relatório anual Innovating Pedagogy Reports. Esta série de relatórios anuais produzidos pelo IET (Institute of Educational Technology da Open University, Reino Unido) explora novas formas de ensino, aprendizagem e avaliação, com o intuito de apoiar e orientar professores e responsáveis por políticas educativas na inovação de práticas pedagógicas. O livro pode ser adquirido online com desconto de 20% ao fazer o pedido no site da Routledge

Esta iniciativa, a primeira conferência promovida pelo centro IDEA-UMINHO, surge no âmbito da colaboração entre as Universidades do Minho e de Aveiro para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

o Microsoft TEAMS chegou à UMinho

Agora que o tráfego no ZOOM e na Blackboard está cada vez mais intenso, quem desenvolve atividade de ensino ou investigação na UMinho ode agora usar o Microsoft Teams para trabalhar online com estudantes ou equipa de trabalho. Saiba como na página do Gabinete de Apoio ao Ensino .