Avançar para o conteúdo principal

Peguem nos telemóveis e usem-nos nas aulas

Autor da foto: Chainwit (CC BY-SA 4.0)

Audience response systems (ARS), student response systems ou classroom response systems, são três designações para o uso de sistemas de perguntas em sala de aula com recepção dos resultados em tempo real como meio de interacção com os estudantes. Na Universidade do Minho, a Comunidade de Prática para a Inovação do Ensino e da Aprendizagem (CPIEA) junta professores das mais variadas áreas científicas para partilhar experiências e discutir ideias na aplicação dos ARS.

Para já sugiro a visita ao Center for Teaching da Universidade de Vanderbilt. Muito do que se falou nos workshops recentes do CPIEA baseou-se neste site.

Da minha experiência pessoal e do que já me contaram de vários colegas, os estudantes estão entusiasmados com esta forma de interacção nas aulas. O esforço necessário para a formulação das perguntas e desenho de estratégias em actividades nas aulas é compensado com o empenho e aprendizagem dos estudantes.

Por isso, é pedir aos estudantes para pegarem nos telemóveis e usarem-nos nas aulas para actividades didáticas!

Boas aulas e inspiração nas perguntas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss...

A minha experiência online

Foi a primeira vez, como aconteceu à maioria dos docentes; as circunstâncias obrigaram a isso. A leccionar uma unidade curricular nova, a implementar pela primeira vez team-based learning (TBL) e ter que me adaptar às tecnologias para leccionar onlline abalou seriamente a minha confiança para cumprir com o ensino centrado nos estudantes. Neste momento posso dizer que consegui. Para que a transição fosse o mais suave possível, provavelmente o melhor é … não fazer transição. Bom, não é bem assim mas quase. Mantive as horas de contacto nas aulas teóricas com o TBL e nas aulas teórico-práticas até reduzi, apresentando os trabalhos que os estudantes deveriam fazer durante as 3 horas de aula e deixando-os organizarem-se como entendessem com a sua submissão no mural virtual da unidade curricular ( Padlet ). Na parte de exposição de matéria nas aulas teóricas, no Collaborate Ultra da Blackboard, faço a apresentação com partilha de ecrã e com gravação para disponibilizar posteriormente aos es...