Avançar para o conteúdo principal

Peguem nos telemóveis e usem-nos nas aulas

Autor da foto: Chainwit (CC BY-SA 4.0)

Audience response systems (ARS), student response systems ou classroom response systems, são três designações para o uso de sistemas de perguntas em sala de aula com recepção dos resultados em tempo real como meio de interacção com os estudantes. Na Universidade do Minho, a Comunidade de Prática para a Inovação do Ensino e da Aprendizagem (CPIEA) junta professores das mais variadas áreas científicas para partilhar experiências e discutir ideias na aplicação dos ARS.

Para já sugiro a visita ao Center for Teaching da Universidade de Vanderbilt. Muito do que se falou nos workshops recentes do CPIEA baseou-se neste site.

Da minha experiência pessoal e do que já me contaram de vários colegas, os estudantes estão entusiasmados com esta forma de interacção nas aulas. O esforço necessário para a formulação das perguntas e desenho de estratégias em actividades nas aulas é compensado com o empenho e aprendizagem dos estudantes.

Por isso, é pedir aos estudantes para pegarem nos telemóveis e usarem-nos nas aulas para actividades didáticas!

Boas aulas e inspiração nas perguntas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas do blackboard Collaborate Ultra para verdadeiros iniciados

Começa-se pelo início... Nesse caso as melhores dicas são as mais simples. Graças à Ana Cunha do Dep. de Biologia, aqui vão os passos para abrir uma sessão no Collaborate (inclui instruções para os estudantes): Backboard Collaborate Ultra Entrar na Bb e aceder à UC Versão docente Ferramentas (badana lateral esquerda) / Backboard Collaborate Ultra “Criar sessão” – dar nome sessão, definir horas (início e fim); em “função convidado” escolher “Moderador”; em “descrição” adicionar informação se pretender (ex: sumário) Guardar Na altura do evento – clicar na sessão criada e depois em “Participar na sessão” Aparece fundo escuro e vão surgir pedidos de permissão para ligar audio e vídeo – permitir Clicar no ícone “Abrir o painel do Collaborate” (dupla seta no canto inferior direito) Clicar em “Moderadores” e no ícone “Partilhar conteúdo” (quadrado com seta curva no menu de baixo) Aqui há várias poss

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/
Sala cheia na  Universidade do Minho - Oficial  para interagir e aprender estratégias inovadoras de ensino que funcionam. Mais uma iniciativa do Centro IDEA-Uminho.