Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A minha experiência online

Foi a primeira vez, como aconteceu à maioria dos docentes; as circunstâncias obrigaram a isso. A leccionar uma unidade curricular nova, a implementar pela primeira vez team-based learning (TBL) e ter que me adaptar às tecnologias para leccionar onlline abalou seriamente a minha confiança para cumprir com o ensino centrado nos estudantes. Neste momento posso dizer que consegui. Para que a transição fosse o mais suave possível, provavelmente o melhor é … não fazer transição. Bom, não é bem assim mas quase. Mantive as horas de contacto nas aulas teóricas com o TBL e nas aulas teórico-práticas até reduzi, apresentando os trabalhos que os estudantes deveriam fazer durante as 3 horas de aula e deixando-os organizarem-se como entendessem com a sua submissão no mural virtual da unidade curricular ( Padlet ). Na parte de exposição de matéria nas aulas teóricas, no Collaborate Ultra da Blackboard, faço a apresentação com partilha de ecrã e com gravação para disponibilizar posteriormente aos es
Mensagens recentes

Partilhando IDEiAs

Ontem decorreu a segunda edição do Partilhando IDEiAs , organizado pelo Centro IDEA-UMinho . Começámos às 18.30h com 139 participantes e às 20.10h ainda havia 117. Estiveram colegas da UMinho, UTAD, UPorto e UAveiro e estudantes. Foram apresentadas experiências da transição para o online, com especial ênfase na avaliação. Surgiram também muitas ideias e identificaram-se desafios num clima de partilha. Para a semana há mais!

Interacção "manuscrita" com os alunos II - Zoom & IPad/IPhone

Em muitas aulas, a "interação manuscrita" é essencial na realização de atividade de ensino-aprendizagem (por exemplo, na resolução de exercícios). Para quem usa o Zoom e tem um iPad e/ou iPhone, é muito fácil partilhar o ecrán do iPad/Iphone ao mesmo tempo que se escrevem notas numa app de notas como o Goodnotes ou a app Notas da Apple. Neste vídeo (clicar aqui) poderão ver um tutorial simples de como partilhar o écran/notas do iPad/iPhone através do Zoom. Principais passos:  Ter a app Zoom instalada no iPad ( apple app store ) Numa sessão Zoom aberta clicar em "share screen" (quadrado verde com a seta a apontar para cima) Abre-se uma janela com várias opções, entre as quais partilha do iPhone/iPad. Há duas opções de partilha de iPad/iPhone - por airplay (wi-fi) ou partilha por cabo (liga-se o cabo do iPad ao computador por usb - opção mais fácil).  A partir deste momento pode-se partilhar o iPad e as suas apps. Escolher uma app de notas, escrever as nota

Como manter os alunos envolvidos no ensino à distância

Os Audience Response Systems (ARS) são uma excelente ferramenta a usar nas aulas à distância para promover a interação e envolvimento dos alunos, e para receber e dar feedback imediato. Facilmente podemos fazer inquéritos em tempo real, quizzes, questões abertas, word clouds e apresentar os resultados de forma imediata. Os alunos podem responder usando o telemóvel, o tablet ou o computador. Existem diversas opções disponíveis. Destaco o Voxvote que disponibiliza um acesso gratuito e completo, ou o Mentimeter que tem um plano básico gratuito. São ferramentas muito intuitivas e fácils de usar pelos professores e alunos. Voxvote - Gratuito através da Universidade do Minho. Têm também uma campanha de acesso gratuito geral para professores e alunos https://www.voxvote.com/corona-coronavirus-schools-closed-interaction-with-students Mentimeter https://www.mentimeter.com/